A relevância da abordagem STEM BCG (Science, Technology, Engineering and Mathematics, integrado ao modelo econômico BCG – Bioeconomia, Economia Circular e Economia Verde), tem sido cada vez mais reconhecida como um motor primordial para a evolução do sistema educacional tailandês. Este modelo tridimensional é parte integral das atividades educacionais STEM, que almejam aprimorar as competências dos alunos. O enfoque deste artigo acadêmico é apresentar um modelo de atividades de aprendizagem integradas ao BCG em torno do tema ‘O Copo Certo! para o Dia dos Namorados’. A proposta central dessa atividade integrada ao modelo BCG foi criar a formulação de uma bebida utilizando insumos locais.
O modelo proposto envolve sete etapas: identificação do problema; familiarização com a natureza da inovação; análise da viabilidade prática da inovação; conexão da inovação com as partes interessadas; definição das etapas e resultados de todo o processo; teste e avaliação da inovação; e reflexão sobre o aprendizado para o ajuste da inovação. Esta sequência promove a integração do contexto comunitário, econômico e da inovação local, permitindo que os alunos apliquem os conceitos do STEM-BCG de forma significativa em suas vidas.
Além de destacar o tema ‘O Copo Certo! para o Dia dos Namorados’, onde se procura criar uma bebida partindo de matérias-primas locais, este artigo explora o desenvolvimento das atividades de aprendizagem de acordo com o modelo econômico BCG integrado ao STEM. Este desenvolvimento é descrito como um forte propulsor do ensino tailandês, com suas dimensões de bioeconomia, economia circular e economia verde, que são características principais das atividades STEM integradas.
Análise crítica sugere que a iniciativa vem como um avanço em comparação às metodologias tradicionais de ensino, trazendo para a sala de aula desafios do mundo real, tecnologia e inovação. Encoraja-se, desta forma, a aplicação prática do conhecimento, atrelada ao desenvolvimento local sustentável. A essência da proposta é permitir que os alunos apliquem o aprendizado STEM-BCG de maneira prática e contextualizada, promovendo uma educação que esteja além do convencional e conectada às necessidades da comunidade e do mercado.
O emprego dessas atividades de aprendizagem pode ser visto como um exemplo instrutivo e inspirador que poderia ser adaptado e implementado em diferentes contextos educacionais, especialmente em países que buscam fortalecer suas estratégias de ensino e aprendizagem em STEM dentro do conceito da bioeconomia, economia circular e economia verde.
Fonte: T. Prasoplarb, J. Pootawee, and K. Lertdechapat, ‘Development of a BCG economy model-integrated STEM learning activities,’ Journal of Education Studies, vol. 52, no. 1, EDUCU5201008 (15 pages), 2024. Disponível em: https://so02.tci-thaijo.org/index.php/EDUCU/article/view/262243. doi:10.14456/educu.2024.8