Empresa canadense obtém financiamento para desenvolver solução de levedura que aprimora sabor de proteínas vegetais

A empresa de bioengenharia de leveduras Renaissance BioScience, sediada em Vancouver, Canadá, obteve um financiamento de 232 mil dólares canadenses concedido pela Rede Canadense de Inovação Alimentar (Canadian Food Innovation Network – CFIN) para o desenvolvimento de um inovador produto à base de levedura para eliminar sabores indesejáveis e aromas desagradáveis em farinhas e proteínas à base de plantas.

Este projeto pioneiro de pesquisa e inovação foi criado em parceria com a indústria alimentícia com o objetivo de criar uma solução não transgênica (non-GMO) que neutraliza compostos responsáveis pelos sabores e odores ofensivos, comumente apresentados em produtos proteicos vegetais. O foco da iniciativa é oferecer uma alternativa limpa, sem a necessidade de ingredientes mascarantes de sabor que são habitualmente utilizados, onde a solução de levedura poderia ser listada simplesmente como ‘levedura’ no rótulo de ingredientes dos produtos.

A aceitação do consumo de alternativas baseadas em plantas, que são conhecidas por seus benefícios para a saúde e sustentabilidade ambiental, ainda enfrenta desafios devido à percepção negativa do sabor e aroma. Um estudo de previsão de mercado global para 2023, conduzido pelas Indústrias de Proteína do Canadá, revelou que 58% dos consumidores que reduziram a ingestão de proteínas vegetais o fizeram pelo sabor e textura desagradáveis desses produtos. No entanto, 44% dos consumidores expressaram o desejo por uma variedade maior dos mesmos.

As projeções de mercado para 2023 indicam que o mercado mundial de proteínas vegetais deve crescer de 40 bilhões de dólares americanos em 2021 para mais de 200 bilhões até 2035, apontando um potencial significativo para soluções inovadoras como a proposta pela Renaissance BioScience. A empresa já se mostrou competente ao aplicar sua expertise na bioengenharia de leveduras para reduzir o sulfureto de hidrogênio e aromas similares em vinhos e cervejas, com cepas de levedura para vinhos e cervejas sendo vendidas em todo o mundo.

A ajuda financeira do governo canadense vai alavancar a comercialização desta nova tecnologia, já que a Renaissance foi incluída no programa Canadian Technology Accelerator de 2024 da International Trade Commissioner Service do Governo do Canadá. O Dr. John Husnik, CSO da Renaissance e membro do escritório do CEO, expressou entusiasmo com o financiamento e a inclusão no programa. Segundo ele, a equipe está confiante de que pode neutralizar os sabores e odores indesejados nos alimentos proteicos à base de plantas, vislumbrando resultados proveitosos para a companhia, parceiros e fabricantes de alimentos vegetais em escala global.


Fonte: https://vegconomist.com/cultivated-cell-cultured-biotechnology/fermentation/canadas-renaissance-bioscience-government-funding-yeast-solution-off-flavors-plant-proteins/

Compartilhar