Manaus sedia festival de investimento de impacto voltado para desenvolvimento sustentável da Amazônia

De 28 a 30 de outubro de 2024, a cidade de Manaus será palco da terceira edição do Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA). O evento, que se firmou como referência nos diálogos sobre investimentos de impacto e negócios sustentáveis, chega à sua terceira edição com a proposta de reunir diferentes atores para debater oportunidades e desafios para o desenvolvimento da região da Amazônica.

O FIINSA, que emergiu como um fórum e evoluiu para um festival, tem como premissa central a abordagem das especificidades da Amazônia, a partir de uma perspectiva local. Neste sentido, a programação do evento contempla uma variedade de atividades, incluindo palestras, feiras de empreendedores, sessões de pitch, rodadas de negócios e o primeiro BioHub de conexões. O objetivo é impulsionar a discussão sobre temas cruciais para o futuro da maior floresta tropical do mundo, enfatizando a biodiversidade e a conservação dos ecossistemas.

A iniciativa, que conta com a realização do Impact Hub Manaus, Idesam e AMAZ Aceleradora, além de uma rede de parceiros e apoiadores, tem se consolidado ao longo das edições com o aumento do número de participantes e o incremento nas vendas de negócios amazônicos. A programação diversa e a relevância dos temas abordados refletem a importância estratégica da região para questões de desenvolvimento sustentável e preservação ambiental.

O Festival traz luz às múltiplas Amazônias que existem dentro da própria região, com a participação de povos indígenas, populações tradicionais, sociedade civil, poder público, grandes empresas, academia, empreendedores e startups. Tal diversidade de vozes é essencial para construir um modelo de bioeconomia que respeite e valorize as características e necessidades locais.

Com o momento atual de transformações globais, iniciativas como o FIINSA desempenham um papel fundamental para liderar o debate e estimular ações práticas que promovam a bioeconomia amazônica, criando oportunidades econômicas alinhadas com a sustentabilidade do ecossistema regional.


Fonte: https://fiinsa.org.br/

Compartilhar