OSTP divulga relatório visionário para impulsionar a bioeconomia com dados ampliados e ações estratégicas

O White House Office of Science and Technology Policy (OSTP) publicou, em 20 de dezembro de 2023, um relatório que apresenta uma visão detalhada, as necessidades e as ações propostas para os dados no âmbito da Iniciativa Bioeconomia (Data Initiative). A iniciativa segue a ordem executiva assinada pelo Presidente Joseph Biden em 12 de setembro de 2022, que criou a Iniciativa Nacional de Biotecnologia e Biomanufatura. Este ordenamento visa garantir um acesso facilitado e de alta qualidade aos conjuntos de dados biológicos para desenvolvedores de biotecnologia, com o intuito de promover soluções para problemas sociais e globais urgentes.

O documento foi preparado pelo Grupo de Trabalho Interagências sobre Dados para a Bioeconomia do National Science and Technology Council, e ilustra a infraestrutura de dados federal existente, as lacunas de dados e as necessidades de infraestrutura e computacionais. Além disso, sublinha os investimentos estratégicos necessários na construção e manutenção de uma infraestrutura de dados robusta que servirá de base para a iniciativa proposta.

O relatório esboça um futuro transformador para setores diversos da bioeconomia, incluindo saúde, agricultura, meio ambiente e biomanufatura. A Iniciativa de Dados identifica investimentos estratégicos e oportunidades para alavancar e desenvolver recursos existentes. Conforme o relatório, ‘o objetivo é criar uma trama interligada de dados que conecte dados com a infraestrutura e os recursos computacionais necessários para analisar, sintetizar e utilizar esses dados pelo público mais amplo’.

Enfatiza-se no documento a necessidade de criar e adotar padrões orientados pela comunidade, tanto para os dados quanto para os repositórios, de modo a permitir a interoperabilidade e integração; a preparação e educação para formar a força de trabalho em dados da bioeconomia do futuro; esforços para limitar e mitigar riscos de segurança; e coordenação contínua para garantir que os esforços acompanhem as transformações na ciência de dados, computação, biotecnologia e biomanufatura.

O relatório também aponta que, embora dados adicionais sejam necessários, é essencial a coordenação governamental e o investimento em infraestrutura para fazer o melhor uso dos dados existentes e previstos. Sete Ações Centrais são exigidas para a Iniciativa de Dados, incluindo financiamento de longo prazo, estabelecimento de padrões comuns, criação de um catálogo de biodados, práticas e políticas de segurança, capacitação de força de trabalho, Áreas Estrategicamente Direcionadas para Transformação Rápida (START) para determinar viabilidade e impacto e coordenação de investimentos intergovernamentais.

De acordo com o relatório, o sucesso da bioeconomia dos EUA será determinado pela acessibilidade dos dados. As atividades e investimentos propostos visam preencher lacunas críticas e são projetados para assegurar a liderança dos Estados Unidos em biotecnologia e biomanufatura, ajudando a nação a alcançar os Objetivos Ousados para a Biotecnologia e Biomanufatura dos EUA.


Fonte: https://www.natlawreview.com/article/ostp-publishes-report-vision-needs-and-proposed-actions-data-bioeconomy-initiative

Compartilhar