A esfera da educação ganha um reforço tecnológico e cultural com o lançamento do jogo digital ‘Kawã na terra dos indígenas maraguá’, desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa Linguagens em Tradução (Leetra) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Este projeto não é apenas um passatempo lúdico, mas uma ferramenta interdisciplinar de alfabetização e letramento, destinada a estudantes e professores das fases iniciais da educação. A iniciativa recebeu apoio da FAPESP e é liderada pela professora sênior do Departamento de Letras da UFSCar, Maria Silvia Cintra Martins.
O jogo possibilita aos usuários a experiência imersiva na cultura Maraguá, povo indígena que habita o Baixo Amazonas. Além de fornecer um panorama das tradições deste grupo, como rituais de iniciação e artes tradicionais, o jogo também reflete sobre as atuais lutas políticas dos Maraguá em defesa de suas terras e a preservação do meio ambiente.
A narrativa do jogo se concentra no jovem herói Kawã, do clã do Gavião, que passa por rituais que marcam a transição para a vida adulta e refletem o arquétipo da jornada do herói. Além dos elementos clássicos presentes nos rituais indígenas, o enredo inclui as figuras dos Zorak, seres do imaginário Maraguá que enfatizam a resistência às invasões ilegais e a preservação da Amazônia.
A concepção do jogo contou com a valiosa referência da literatura Maraguá, destacando obras e autores indígenas reconhecidos, proporcionando um amplo espectro de conteúdo cultural e educacional.
Com a preservação das tradições indígenas em sua essência, o projeto do Leetra e, especificamente, o jogo ‘Kawã na terra dos indígenas maraguá’, representa um marco na integração de práticas educativas contemporâneas com o resgate de um conhecimento ancestral e a promoção de uma consciência socioambiental mais profunda entre a população mais jovem.
O próximo projeto ambicioso do grupo de pesquisa é adaptar para o formato de jogo digital a obra etnográfica ‘A Queda do Céu’, contribuindo assim para a expansão deste modelo de educação interativa e engajada.
O jogo pode ser acessado pela plataforma eletrônica disponibilizada pela UFSCar, representando uma inovadora abordagem pedagógica e um passo em direção à ampliação das estratégias instructivas através da junção de tecnologia, cultura e responsabilidade social.