Governo dos EUA impulsiona indústria de proteínas alternativas com novas iniciativas de financiamento

O Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE), através do seu Escritório de Eficiência Industrial e Descarbonização (IEDO), colocou as indústrias de proteína alternativa no centro de uma nova iniciativa de financiamento, com a liberação de um anúncio de oportunidade de financiamento (FOA) no valor de 83 milhões de dólares, visando a redução de emissões no setor industrial. O programa promete suporte para 3-8 propostas na indústria de Alimentos e Bebidas, com prêmios variando entre 500 mil a 7 milhões de dólares.

Em um webinar realizado em dezembro de 2023, o Good Food Institute alinhou-se ao IEDO para discutir como esse financiamento reserva uma parte significativa para a descarbonização da produção de proteínas alternativas, reconhecendo o potencial do setor em contribuir para um sistema alimentar mais sustentável e favorável ao clima.

Identificando a produção de proteínas alternativas – incluindo opções à base de plantas, fermentadas de forma precisa e cultivadas em células – como área crítica para a redução de emissões, o departamento enfatiza a importância da inovação em produtos e processos de proteína alternativa para diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GHG) de escopo 1 e 2 em diversos estágios de fabricação e processamento, como evaporação, pasteurização, extrusão e fermentação.

As políticas governamentais recentes, incluindo o Programa de Investimento em Manufatura Bioindustrial Distribuída do Departamento de Defesa (DBMIP), sugerem um apoio crescente ao setor de proteína alternativa e tecnologia alimentar, que visa fortalecer as cadeias de suprimentos domésticas e melhorar a qualidade dos produtos alimentares para o pessoal militar, criando novas oportunidades de financiamento inclusive para empresas do espaço de proteínas alternativas.

Essas iniciativas, lideradas pelo governo, indicam uma abordagem multifacetada de apoio à indústria de proteínas alternativas, reconhecendo seu papel na conquista de metas ambientais e na melhoria da segurança alimentar. Para as empresas do setor, isso representa uma oportunidade distinta de acessar fundos que podem ajudar a acelerar a inovação e ampliar os processos de produção, alinhados ao objetivo governamental de alcançar um futuro energético limpo e justo e colocar os Estados Unidos no caminho para atingir emissões líquidas zero em toda a economia até 2050.


Fonte: https://vegconomist.com/investments-finance/us-government-amplifies-support-alternative-protein-industry-new-funding-initiatives/

Compartilhar