Google firma acordo inédito para remoção de carbono com startup indiana Varaha

A Google fez um acordo para adquirir 100 mil toneladas de créditos de remoção de dióxido de carbono da startup indiana Varaha, marcando sua primeira parceria desse tipo na Índia e o maior contrato feito até o momento envolvendo biochar produzido a partir de biomassa. Tal acordo destaca a crescente importância do biochar como uma solução promissora para a remoção de carbono em larga escala.

O acordo obriga a Varaha a entregar os créditos para a Google até 2030, através de seu projeto industrial de biochar no estado de Gujarat, na Índia ocidental. É importante notar que a startup com sede em Nova Délhi é atualmente a única empresa indiana listada no padrão e registro de remoção de carbono Puro.Earth.

O biochar, conhecido também como “carvão vegetal” ou “ouro negro” para solos, é produzido de duas maneiras: artesanal e industrial. No método industrial, utilizado pela Varaha, grandes reatores processam de 50 a 60 toneladas de biomassa diariamente. Este material é derivado de uma planta invasiva chamada Prosopis Juliflora, que afeta a biodiversidade vegetal e interfere em pastagens. Ao remover essa planta para produção do biochar, a Varaha também busca restaurar pastagens nativas na região.

Uma das inovações do projeto da Varaha é o uso de um sistema digital de monitoramento, que integra sensoriamento remoto para acompanhar a disponibilidade de biomassa. Além disso, um aplicativo móvel ajuda a documentar, com imagens georreferenciadas e com carimbo de data e hora, atividades como a extração de biomassa e a aplicação em campo do biochar.

Em seu primeiro ano de operação, o projeto processou pelo menos 40 mil toneladas de biomassa e produziu 10 mil toneladas de biochar. A Varaha estima atingir a produção de 100 mil toneladas até 2030. Cada tonelada de biochar gera 2,5 créditos de carbono, e a meta é acumular 1 milhão de créditos anualmente até o mesmo ano.

A Google, ao comprar esses créditos, segue seu objetivo de alcançar emissões líquidas zero em todas as suas operações e cadeias de valor até 2030. O impacto das suas emissões de gases de efeito estufa atingiu cerca de 14,3 milhões de toneladas de CO₂ equivalente em 2023, e espera-se um aumento com o crescimento do desenvolvimento de IA.

Por fim, a Varaha opera atualmente 14 projetos de carbono tecnologicamente avançados na Índia e outros países, tendo auxiliado mais de 100 mil pequenos agricultores a adotar práticas sustentáveis. Essas iniciativas já contribuíram para a remoção de mais de 2 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa.

Fonte: Google strikes world’s largest biochar carbon removal deal with Indian startup Varaha

Compartilhar