Frente aos desafios impostos pela crise climática, a busca por inovação tecnológica é uma constante, e a Inteligência Artificial (IA) tem se destacado como uma ferramenta poderosa na promoção de práticas sustentáveis. Recentemente, dados do Google Trends indicam uma crescente preocupação dos brasileiros com fenômenos climáticos, resultando em um número recorde de pesquisas sobre “calor” e “tempestades”. Em resposta a isso, uma série de iniciativas têm sido desenvolvidas para utilizar a IA na redução do impacto ambiental das cidades e na promoção de um futuro mais sustentável.
Um dos destaques é o Green Light, um projeto do Google Research, que busca otimizar o tráfego urbano e reduzir as emissões de CO2. Através da IA, a iniciativa faz recomendações para melhorar a sincronização dos semáforos nas cidades, visando criar “ondas” de sinais verdes e diminuir as paradas dos veículos. Com uma aplicação já em 70 cruzamentos espalhados por 12 cidades globais, incluindo o Rio de Janeiro – a primeira cidade da América Latina inserida no projeto – os resultados iniciais apontam que o Green Light tem o potencial de reduzir as paradas dos veículos em até 30% e as emissões de CO2 em cruzamentos em até 10%. A cidade de Campinas, em São Paulo, está programada para começar a implementação do sistema em 2024.
Na esfera de planejamento urbano, o Environmental Insights Explorer (EIE) surge como uma ferramenta gratuita e online que auxilia autoridades municipais e organizações na medição e planejamento da redução de emissões de carbono. Utilizando dados sobre emissões de edifícios, infraestrutura de transporte e potenciais fontes de energia renovável, mais de 40 mil cidades podem identificar oportunidades para se tornarem mais sustentáveis. Uma parceria significativa foi estabelecida com o Centro de Operações do Rio (COR Rio), para auxiliar a capital fluminense a criar um plano de redução de emissões de CO2 para os próximos anos, estabelecendo ele como uma referência na utilização da plataforma EIE no Brasil.
Em situações de eventos climáticos extremos, avanços significativos em IA têm possibilitado um sistema de alerta eficiente. Mais de 250 alertas foram emitidos pelo Google, alcançando um impacto de mais de 9 milhões de pessoas no Brasil. Isso inclui o Alerta de Previsão de Inundações, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), e a emissão de informações sobre ondas de calor e dicas de proteção através do Google Search.
Além de oferecer suporte às cidades, há um comprometimento em promover escolhas sustentáveis no dia a dia dos usuários. No Google Maps, por exemplo, é possível encontrar estações de carregamento de veículos elétricos, enquanto o Google Voos exibe as emissões de CO2 por voo, permitindo escolhas mais conscientes. A plataforma também introduziu um sistema de certificação de sustentabilidade para a rede hoteleira.
As promoções das práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) também ganham atenção, e um levantamento da MindMiners a pedido do Google mostrou que 83% dos brasileiros desejam ver as empresas adotar tais práticas. Com o avanço da iniciativa Impact!, a pesquisa revelou que o número de brasileiros familiarizados com a pauta ESG cresceu nos últimos anos.
Por fim, o Google vem se posicionando como líder no suporte à redução de pegada de carbono das empresas. Com significativos investimentos em energia limpa, a companhia definiu a meta de operar com energia livre de carbono até 2030. Outro esforço notável é que a nuvem do Google em São Paulo opera com uma pontuação CFE (Carbon-free Energy) de 89%, sendo um exemplo de gestão sustentável para os clientes de nuvem.