A plataforma 1t.org do Fórum Econômico Mundial alcançou um marco histórico ao registrar o comprometimento de mais de 100 empresas na conservação, restauração e plantio de árvores e florestas, totalizando a promessa de 12 bilhões de árvores no Encontro Anual de 2024 em Davos. Este impulsionador de uma economia baseada na valorização dos recursos e ecossistemas naturais, é parte da iniciativa mundial que busca conservar, restaurar e cultivar um trilhão de árvores até 2030, alinhada com a Década da ONU para a Restauração de Ecossistemas.
Novos comprometimentos foram declarados por empresas de peso como a Bharat Heavy Electricals Limited (BHEL), Burberry China, GoTo Group, RPG Enterprises e Vale, unindo-se ao movimento que posiciona o setor privado como agente catalizador na ação climática e restauração ecológica. Entre os novos participantes, destaca-se o GoTo Group, primeira empresa indonésia a se comprometer com a restauração de manguezais, contribuindo para o que é chamado de Mangrove Breakthrough.
O Salesforce, parceiro fundador da 1t.org e pioneiro no compromisso com a plataforma, tem liderado o movimento do trilhão de árvores com a proposta de financiar a conservação, restauração e cultivo de 100 milhões de árvores até 2030. A empresa reforça a importância das florestas para a biodiversidade, comunidades e mitigação das mudanças climáticas, promovendo ações conjuntas para um futuro sustentável e equitativo.
Um painel veiculado ao Encontro Anual em Davos, transmitido ao vivo, focou em Florestas como Solução para o Clima e Sustento. Este evento reforça o papel crucial das árvores não apenas para o meio ambiente, mas como fundamento de sistemas socioeconômicos resilientes. O compromisso privado com a natureza e estratégias climáticas é cada vez mais evidente, e um novo estudo sobre a liberação de investimentos privados em Soluções Climáticas Naturais na Índia sinaliza um crescente interesse em investimentos em conservação e restauração de ecossistemas.
No painel de implementação da 1t.org, anunciado pela primeira vez, constatou-se um investimento de mais de 130 milhões de dólares em ações de conservação e restauração por parte das empresas comprometidas. Cerca de 81% das empresas reportaram estar totalmente em dia com seus compromissos, uma demonstração transparente que pode inspirar e elevar as ambições globais em relação ao movimento do trilhão de árvores.
Em um cenário onde 44 trilhões de dólares da economia global estão sob risco devido à perda da natureza, a plataforma 1t.org e seus associados destacam-se como um farol que ilumina o caminho para a restauração de ecossistemas e o desenvolvimento de uma economia verdadeiramente alinhada com os imperativos ecológicos do nosso tempo.