Avaliação do progresso global das florestas reforça compromisso com metas de 2030

O Acompanhamento da Declaração Florestal é uma iniciativa liderada pela sociedade civil que busca avaliar o progresso mundial em direção às metas globais para as florestas. Com foco em análises críticas baseadas em evidências concretas, a iniciativa produz relatórios anuais rigorosos que avaliam o estado das florestas em todo o mundo, identificando lacunas e propondo soluções para superar obstáculos existentes, como forças econômicas contrárias e inércia institucional.

Esses relatórios têm como objetivo apoiar o planejamento e a ação coordenada entre governos, corporações e a sociedade civil, visando atingir as metas florestais estabelecidas para 2030. Para fortalecer essa missão, a coalizão de parceiros do Acompanhamento da Declaração Florestal desempenha um papel importante ao promover transparência e ação urgente de todos os interessados. Essa rede inclui uma diversidade de organizações de pesquisa, think tanks, ONGs e grupos de advocacia espalhados pelo mundo, além de colaboradores acadêmicos, instituições multilaterais e governamentais.

A Declaração de Nova York sobre Florestas (NYDF), adotada em 2014, não possuía um mecanismo intrínseco de monitoramento e prestação de contas. Essa lacuna levou à criação do Acompanhamento da Progresso da NYDF, que começou a publicar relatórios anuais detalhando o avanço em direção aos dez objetivos da NYDF desde 2015. Esses relatórios cobrem temas cruciais como a proteção e restauração de florestas, a eliminação do desmatamento nas cadeias produtivas agrícolas, e o financiamento e governança das florestas.

O Acompanhamento da Declaração Florestal expandiu seu processo de monitoramento para incluir compromissos adicionais além dos listados na NYDF, especialmente à luz da Declaração dos Líderes de Glasgow sobre Florestas e Uso da Terra, estabelecida na COP26 em 2021. Na ocasião, mais de 140 países se comprometeram a interromper e reverter o desmatamento até 2030, um passo significativo na mitigação das mudanças climáticas globais.

Para garantir a responsabilidade com os compromissos voluntários das florestas, o acompanhamento fornece análises baseadas em evidências que preenchem lacunas críticas de credibilidade para promessas sem um sistema incorporado de monitoramento e relatório. Esta abordagem visa garantir que as metas florestais mundiais de 2030 sejam cumpridas através de esforços coletivos e coordenados.

O projeto tem o apoio de organizações e fundações importantes, como a Climate and Land Use Alliance, a Good Energies Foundation, e o entendimento financeiro e estratégico do Bezos Earth Fund, além do apoio governamental da Alemanha, por meio do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU).

A demonstração de um poderoso compromisso global combinado entre organizações de pesquisa e partes interessadas chave, o Acompanhamento da Declaração Florestal, forma uma frente unificada de pesquisa, estratégias de divulgação e defesa, expressando uma coalizão que integra competências de diversas partes para alcançar uma visão robusta e holística do progresso florestal global e regional.


Fonte: https://forestdeclaration.org/about/assessment/

Compartilhar