Um novo relatório sobre o desempenho ambiental do setor de aviação europeu destaca medidas para reduzir o impacto da aviação nas mudanças climáticas, ruído e qualidade do ar, visando a neutralidade climática até 2050. As recomendações incluem o aumento do uso de combustíveis sustentáveis, otimização do gerenciamento do tráfego aéreo e adoção de tecnologias mais eficientes em termos de combustível.
Apesar do aumento contínuo no número médio de passageiros por voo e na idade média das aeronaves, o número de voos em 2023 ainda era 10% inferior ao nível pré-COVID de 2019. Mesmo assim, as emissões de voos que partiram de aeroportos da UE e da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) somaram 133 milhões de toneladas de CO2 em 2023, também 10% menos que em 2019.
Uma das constatações mais notáveis do relatório é a redução na média de massa de CO2 emitida por quilômetro por passageiro, que em 2023 caiu para 83 gramas, o que equivale a 3,3 litros de combustível a cada 100 quilômetros percorridos por passageiro. No entanto, a aviação ainda contribuiu com 12% das emissões totais de gases de efeito estufa do transporte na UE e EFTA em 2022.
O relatório aponta que as emissões líquidas de CO2 poderiam ser reduzidas em pelo menos 65 milhões de toneladas, ou 47%, em 2050, se a meta de fornecimento de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) do ReFuelEU Aviation for atingida. Essa previsão, no entanto, depende da implementação de tecnologias mais eficientes em termos de combustível e da otimização das operações.
O desafio surge à medida que o crescimento projetado da demanda de tráfego aéreo pode atingir 11,8 milhões de voos anuais até 2050, destacando a necessidade crucial de avanços nesses campos para evitar que o aumento do tráfego implique em maior quantidade de emissões.
Estratégias ambientais precisam ser expandidas para que a aviação consiga equilibrar o avanço econômico com a sustentabilidade. Até 2050, a mitigação efetiva dos impactos climáticos dependerá não só de inovações tecnológicas, mas também de mudanças regulatórias e de mercado abrangentes.
O relatório sobre o desempenho ambiental da aviação europeia até 2025 foi produzido pela Comissão Europeia em conjunto com a Agência para a Segurança Aérea da União Europeia, contando com apoio da Agência Europeia do Ambiente e da Eurocontrol.
Fonte: {Indicating the way forward for sustainable European aviation}. {https://commission.europa.eu/news/indicating-way-forward-sustainable-european-aviation-2025-01-14_en}