Nova Parceria Estratégica Tem como Objetivo Rejuvenescer a Mídia Celular para Reduzir Custos de Carne Cultivada – vegconomist – a revista de negócios veganos.

Em uma robusta aliança estratégica destinada a reinventar a produção de carne cultivada, a CellRev, companhia britânica especializada em bioprocessamento, e a Saint-Gobain Life Sciences (SGLS), líder global em soluções de gerenciamento de fluidos, anunciaram um acordo de desenvolvimento conjunto (JDA) para criar um processo inédito de rejuvenescimento de meios de cultura celular. Esse avanço tem o objetivo de reciclar os meios de cultura celulares para reduzir desperdícios, encurtando assim os custos associados ao cultivo de carne e outros produtos celulares.

A mídia de cultura celular é um componente caro, mas inevitável no processo de cultivo de células. Como o setor de carne cultivada está em expansão, a redução de custos e resíduos é fundamental para a produção de produtos mais acessíveis. Exemplificando o patamar atual dos preços no setor, a UPSIDE Foods lançou recentemente um prato de frango cultivado em células custando $150 por uma refeição de seis cursos no Bar Crenn.

Narendar Yeshwanth, VP de P&D e Inovação da Saint-Gobain Life Sciences, destaca: “Esperamos desenvolver soluções que reduzam o custo dos meios de cultura de alto valor utilizados no bioprocessamento atualmente. Nossa colaboração com o time da CellRev contribuirá para entregar uma solução sustentável que terá impacto em vários mercados.”

Voltado para soluções sustentáveis, o JDA entre as duas empresas visa a elaboração de um processo para remoção de toxinas e metabólitos, permitindo que o meio de cultura celular seja recirculado o máximo possível. Enquanto a CellRev vai auxiliar no desenvolvimento deste processo, a SGLS ficará responsável pela criação, estabelecimento e fabricação dos componentes do sistema de fluidos que promoverá a recirculação do meio de cultura celular reciclado na plataforma de cultivo.

A CellRev complementa que o processo de rejuvenescimento do meio de cultura será um acréscimo à sua inovadora plataforma de processamento celular contínuo, que já possibilita uma redução significativa nos custos, permitindo o crescimento, a separação e a coleta contínuos de células aderentes. A plataforma se destaca por promover uma transição suave da pesquisa para o mercado, com automação superior, controle e estabilidade, se comparada às tecnologias existentes atualmente.

Embora o projeto envolva várias etapas de desenvolvimento antes de chegar à comercialização, as empresas projetam ter um produto acabado em 2024. Chris Green, CEO da CellRev, expressa seu entusiasmo: “A CellRev está focada em revolucionar o cultivo de células, tornando-o mais sustentável enquanto reduzimos custos e desperdícios no processo. A nossa plataforma contínua de processamento de células já atende às necessidades de bioprocessamento, e por meio deste JDA com a SGLS, podemos começar a abordar o desperdício de mídia para reduzir ainda mais o custo do produto.”

Essa inovação representa um grande salto para a bioeconomia, demonstrando como parcerias estratégicas e uma abordagem focada em sustentabilidade podem levar a avanços significativos em setores críticos como o da alimentação e abre um novo capítulo em pesquisas de biotecnologia aplicada.


Fonte: https://vegconomist.com/cultivated-cell-cultured-biotechnology/new-strategic-partnership-aims-to-rejuvenate-cell-media-to-reduce-costs-of-cultivated-meat/

Compartilhar