Conheça novo sistema de captura direta CO2

Avanços significativos estão sendo feitos no campo da captura direta de carbono (Direct Air Capture – DAC), e a startup de tecnologia com sede em Los Angeles, Avnos, está trilhando um caminho inovador. Numa entrevista recente, Will Kain, CEO da Avnos, revelou informações valiosas sobre uma nova abordagem de DAC híbrido desenvolvida pela empresa, que não só captura o CO2 do ar ambiente, mas também produz água.

A tecnologia, descrita como captação híbrida direta do ar (Hybrid Direct Air Capture – HDAC), consiste em dois subsistemas integrados que extraem água e CO2 da mesma corrente de ar. Esta técnica, protegida por patente, emerge das pesquisas do Pacific Northwest National Laboratory e apresenta uma eficiência energética surpreendente. Com um ciclo de adsorção e desorção que funciona sem adição de calor, a inovação da Avnos destaca-se por ser completamente eletrificada, não térmica e positiva em relação à água.

Os materiais de mudança de umidade (moisture swing materials) utilizados neste sistema representam um avanço disruptivo. Kain destaca que a Avnos possui propriedade intelectual em processo vinculada a esses materiais, que são fundamentais para a absorção e liberação eficiente do CO2. Além disso, o método modular da Avnos promete rápida escala de produção e redução de custos, visto que múltiplos módulos podem ser combinados para ampliar a capacidade de captura.

O HDAC posiciona a Avnos na liderança em termos de custos de remoção de CO2 por tonelada, com expectativas de aproximação do marco de $100 no início da década de 2030. O CEO compartilha que a empresa está a caminho de oferecer um custo abaixo de $250 por tonelada de CO2 no fim desta década e vislumbra uma trajetória viável para uma redução substancial após o estabelecimento de operações regulares de cadeia de fornecimento.

Com uma visão prática, Kain enfatiza a parceria estratégica com o Departamento de Energia dos EUA (DOE) e a Southern California Gas Company, que têm sido apoios cruciais no avanço desta tecnologia. A Avnos ganhou uma concessão do DOE para construir um sistema piloto de 33 toneladas por ano em Bakersfield, que também produzirá cerca de 300 toneladas de água anualmente.

Esta abordagem de Avnos não apenas abre caminhos para estratégias de sequestro geológico mas também favorece aplicações de utilização do CO2 removido. A água destilada gerada pelo HDAC pode servir como insumo para a produção de combustíveis e produtos químicos sustentáveis. A empresa tem planos de expandir suas operações para que, até 2035, atinjam a escala de remoção de um gigatonelada de CO2.

A Avnos, comprometida com soluções sustentáveis e ESG, ilustra inovação e pioneirismo na bioeconomia e direciona o setor de captura de carbono para um futuro mais sustentável e eficiente, mantendo-se alinhada às demandas ambientais e às necessidades futuras de recursos hídricos e de mitigação do carbono atmosférico.


Fonte: https://carbonherald.com/commercializing-hybrid-direct-air-capture-system-water-co2-will-kain-ceo-avnos/

Compartilhar