Nebraska: linha de transmissão e a conservação do besouro enterrador americano na balança

A paisagem de Nebraska está prestes a passar por uma transformação marcante com a introdução de uma linha de transmissão de 226 milhas, possivelmente afetando a habitat do besouro enterrador americano, espécie atualmente ameaçada de extinção. Este projeto, chamado de R-Project, tem sido o foco de intensos debates e agora retorna ao centro das discussões.

O Fish and Wildlife Service (FWS), agência federal responsável pela conservação da vida selvagem, está navegando por terreno incerto ao avaliar a possibilidade de coexistência entre o besouro e o projeto da linha de transmissão que tem gerado controvérsia há anos. Nesta semana, com a realização de duas audiências públicas na Prairie Arts Center em North Platte, Nebraska, a agência tem ouvido e continuará ouvindo ponderações variadas sobre a instalação da linha de transmissão.

Além das audiências, um período de comentários públicos, que se estende até o dia 9 de abril, auxiliará o FWS a desenvolver um plano de conservação de habitat revisado para o projeto. Entre as questões a serem definidas está a criação de condições que permitirão o projeto prosseguir, mesmo que isso resulte na ‘tomada incidental’ – um termo legal para morte ou perturbação acidental – do besouro, o que seria uma violação da Lei de Espécies Ameaçadas sem tais condições.

Este não é um tema novo, tendo opiniões fervorosas já solidificadas ao longo dos anos. A notoriedade do R-Project e os possíveis impactos na vida selvagem local têm mobilizado cidadãos, ambientalistas e tomadores de decisão, refletindo o desafio intrincado de equilibrar avanço infraestrutural com a preservação de espécies em risco.


Fonte: https://www.eenews.net/articles/american-burying-beetle-returns-to-center-stage-in-nebraska/

Compartilhar