Empresa de análise de imagens de satélite lança rastreador gratuito de gases de efeito estufa

Kayrros, uma provedora francesa de análises de imagens de satélite, lançou uma versão gratuita de seu mapa global de rastreamento de metano no dia 29 de novembro para ajudar a responsabilizar governos e empresas por suas emissões. A plataforma pública aproveita dados do satélite Sentinel-5P da Agência Espacial Europeia e um sensor na Estação Espacial Internacional para oferecer instantâneos diários desse gás estufa, que é uma grande causa do aquecimento global.

O mapa identificou 5.645 super-emissores de metano em todo o mundo, ou seja, fontes que liberam o gás a uma taxa significativamente mais alta do que o típico. Desses, 3.320 estão relacionados ao setor de óleo e gás, 874 ao carvão e 1.451 ao desperdício e à agricultura. A Kayrros destacou que locais como o aterro sanitário em Amã, na Jordânia, produzem tanto gás de efeito estufa quanto cerca de 450.000 automóveis anualmente, mesmo após investimentos da União Europeia para melhorar a captura desse gás e a geração de eletricidade.

Perante a importância estratégica na redução de emissões de metano para o combate às mudanças climáticas, a Kayrros está advogando pela proibição completa dos super-emissores. Argumenta-se que cortes rápidos nas emissões de metano provenientes de combustíveis fósseis teriam o mesmo efeito na contenção do aumento das temperaturas globais que a remoção de todos os carros e caminhões das estradas.

Essa iniciativa surge às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP28, que terá como um dos focos principais a redução de metano. Durante o evento que ocorrerá em Dubai, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro, diplomatas debaterão medidas limitadoras do aquecimento global. “Com a COP28 no horizonte, e o metano sendo um dos principais temas da conferência, estamos aproveitando o aumento da conscientização pública e o interesse por esse devastador gás de efeito estufa”, disse Antoine Rostand, presidente e cofundador da Kayrros.

A empresa oferece ainda acesso a dados de outros satélites disponíveis exclusivamente por meio de acordos comerciais, bem como análises mais detalhadas em estudos pagos, que podem focar em países, cidades e campos individuais. O Observatório de Emissões de Metano Internacionais do Programa Ambiental das Nações Unidas é uma das organizações que utiliza análises de imagens de satélite da Kayrros.

Com o lançamento do mapa de monitoramento de metano ao público, a Kayrros espera ajudar a verificar relatórios de emissões e abordar preocupações com greenwashing que têm impedido o avanço do movimento ESG (Ambiental, Social e Governança). Além disso, empresas cada vez mais detalham suas emissões voluntariamente como parte das divulgações ESG para atrair investidores e clientes.

O CEO da firma de private equity e investidora da Kayrros, NewSpace Capital, Bogdan Gogulan, fez um apelo aos diplomatas presentes na COP28, enfatizando a necessidade dos dados empíricos concretos para o desenvolvimento de investimentos e instrumentos financeiros que apoiam as tecnologias de clima e sustentabilidade: “Os investidores estão focados em resultados acionáveis vindos da COP28, especialmente no âmbito dos ESG”, afirmou Gogulan.


Fonte: https://spacenews.com/satellite-imagery-analysis-firm-launches-free-greenhouse-gas-tracker/

Compartilhar