Navio de contêiner pioneiro movido a amônia limpa inaugura rota marítima sem emissões

A inauguração de uma rota marítima totalmente livre de emissões entre Alemanha e Noruega é anunciada com o lançamento do Yara Eyde, o primeiro navio de carga do mundo movido a amônia limpa. Este avanço representa um marco significativo para o comércio marítimo global e abre caminho para soluções de transporte mais sustentáveis.

Desenvolvido por Yara Clean Ammonia, Yara International e North Sea Container Line, este navio pioneiro destaca-se pelo seu compromisso ambiental. O CEO da Yara International, Svein Tore Holsether, enfatiza essa conquista, sublinhando o papel do Yara Eyde como o primeiro contêiner a navegar utilizando a amônia limpa como combustível.

Em resposta ao alarmante fato de que a navegação global foi responsável por 706 milhões de toneladas de emissões de CO2 no último ano, iniciativas como esta são vitais para alcançar a meta climática de 1,5°C até 2030. A Yara International posiciona-se como uma líder na busca por soluções de baixo carbono, apoiando o Green Shipping Challenge e promovendo a amônia limpa como uma opção de combustível para embarcações livres de emissões.

Esta rota comercial específica conectará Bremerhaven, Hamburgo, Oslo, Porsgrunn e Alemanha, permitindo que empresas norueguesas possam participar de um comércio com zero emissões a partir de 2026. Com o Yara International transportando fertilizantes produzidos em Porsgrunn sem emissões para a Alemanha, espera-se uma redução anual de 11.000 toneladas em emissões escopo três de CO2.

Bente Hetland, da North Sea Container Line, destaca o Yara Eyde como uma solução de logística eficiente e isenta de emissões, atendendo à crescente demanda dos proprietários de carga por alternativas mais eco-friendly.

No que se refere às inovações tecnológicas, Magnus Krogh Ankarstrand, presidente da Yara Clean Ammonia, reitera a urgência em comercializar tecnologias de baixa emissão na próxima década e a importância de fornecer incentivos para que os transportadores escolham combustíveis de baixo carbono.

A colaboração entre Yara Clean Ammonia e a North Sea Container Line com a NCL Oslofjord para gerir o navio vislumbra-se como pioneira na operação exclusiva de navios de contêineres movidos a amônia. Um aporte de 40 milhões de NOK por parte da Enova é destacado como crucial para o avanço deste projeto inovador.

Com a participação fundamental da Elkem, contribuindo com seu DNA industrial, a North Sea Container Line expressa entusiasmo em trabalhar em conjunto com a Yara para impulsionar uma nova revolução industrial. Prevê-se que a amônia limpa possa reduzir cerca de 3% das emissões de navegação, favorecendo um transporte global de mercadorias mais sustentável.

Segundo Ankarstrand, o Yara Eyde representa um grande passo para a realização das cadeias de suprimento sem emissões da Yara, ressaltando a viabilidade da amônia limpa como combustível marítimo e reforçando seu caráter econômico e ambientalmente vantajoso para o transporte marítimo. Simultaneamente, a Yara Clean Ammonia pretende ser uma peça-chave na promoção da economia do hidrogênio, antevendo uma expansão significativa do mercado nas próximas décadas.


Fonte: https://www.marineinsight.com/shipping-news/worlds-first-clean-ammonia-powered-container-ship-paves-the-way-for-maritime-trade/

Compartilhar