Dengo Chocolates e ReSeed Formam Parceria Pioneira para Fomentar Agricultura Sustentável por Meio de Créditos de Carbono

O setor de cacau global está diante de uma grande oportunidade que alia agricultura regenerativa, tecnologia e impacto social. Neste cenário promissor, a Dengo Chocolates, uma renomada marca brasileira de chocolates comprometida com o abastecimento ético, anuncia uma parceria inovadora com a ReSeed, líder em soluções baseadas na natureza para créditos de carbono, proporcionando novas rotas para a limpeza das cadeias de suprimentos.

Históricamente, a indústria do chocolate está associada a práticas insustentáveis e inequidades, posicionando-se como a segunda na lista de alimentos com maior impacto ambiental, em grande parte devido ao desmatamento. Uma realidade especialmente dura para os pequenos agricultores, que, embora responsáveis por 75% do cacau mundial, frequentemente se encontram na linha da pobreza.

A colaboração entre a ReSeed e a Dengo visa envolver esses pequenos produtores de cacau do Brasil no Programa de Créditos de Carbono da ReSeed, gerando uma fonte de renda adicional e incentivando práticas agrícolas regenerativas que são benéficas para o meio ambiente. Tais práticas ajudam a evitar o desmatamento, melhorar a saúde do solo e resultar em maiores rendimentos das culturas, além de capturar e armazenar carbono no solo.

Com a venda de créditos de carbono, antevê-se uma melhoria substancial na vida dos produtores de chocolate da Dengo, com 50% da venda destinando-se diretamente a eles e 30% às equipes de suporte no terreno. Acredita-se que, com a expansão do comércio de créditos na região, o desmatamento para incremento de renda poderá ser uma prática do passado para as pequenas comunidades agrícolas e tradicionais.

A ReSeed, desde sua fundação em 2022, posiciona-se como pioneira ao oferecer créditos de carbono com rastreabilidade total, do início ao fim do ciclo de vida. Por sua vez, a Dengo Chocolates se destaca pelo especial enfoque em impacto social e sustentabilidade, já tendo incluído 75 agricultores e 1.400 hectares de terra no programa da ReSeed.

Os agricultores terão a capacidade de rastrear os dados do carbono recolhido e armazenado no solo de suas terras, que a ReSeed transforma em créditos de carbono com dados verificáveis e imagens de satélite auditáveis. Os primeiros créditos de carbono associados aos produtores de cacau da Dengo estarão disponíveis no mercado no segundo semestre de 2024.

Estevan Sartoreli, CEO e cofundador da Dengo Chocolates, destaca o uso do sistema Cabruca, um método agroflorestal onde as árvores de cacau são cultivadas sob a sombra da Mata Atlântica, apontando estudos que mostram que um hectare dessa abordagem pode remover quase o dobro de CO2 em comparação com métodos convencionais.

A parceria é uma clara demonstração de uma visão compartilhada para um futuro sustentável e resiliente. Ambas as entidades desejam estabelecer um novo padrão para práticas de negócios responsáveis na agricultura e na indústria do chocolate, indo além e incentivando mudanças ambientes e sociais positivas.


Fonte: https://www.prnewswire.com/news-releases/global-chocolate-supplier-dengo-partners-with-reseed-for-nature-based-carbon-credits-to-drive-transparency-to-supply-chain-302005495.html

Compartilhar