A Bioeconomia está na pauta global para acelerar processos de desenvolvimento para uma economia com zero emissões. Esse é o ponto central apresentado durante uma reunião da Bold Goals Action Group, uma coalizão composta por mais de 80 representantes de mais de 70 organizações de seis continentes. A reunião aconteceu em San Francisco, à margem da reunião ABLC NEXT 2023.
O grupo surgiu logo após o anúncio da política dos Bold Goals for the Bioeconomy do Presidente Biden, em 22 de março deste ano. Com 31 ações audaciosas sugeridas, o coletivo busca acelerar processos para garantir o atingimento dos marcos temporais globais para economias de emissões líquidas zero que abordam as mudanças climáticas e a necessidade de economias nacionais resilientes.
O documento apresenta iniciativas relativas ao desenvolvimento e expansão da produção sustentável, acessível e confiável de biomassa; mecanismos para melhorar a gerência da cadeia de abastecimento de biomassas e a transformação molecular das indústrias; revisão do sistema de permissão, agilizando processos burocráticos; e estratégias para diversificar e espalhar o crescimento da produção e dos empregos baseados em bioprodutos.
O documento também encoraja fortemente colaborações entre setores governamentais e privados para a defossilização de combustíveis, químicos e materiais. Além disso, são destacadas necessidades para incentivos fiscais e melhorias em regulamentações para fomentar o crescimento da indústria de capital de desenvolvimento e a expansão, simplificação e agilização da disponibilidade de garantias de empréstimos apoiando a implantação de projetos em escala comercial.
O Bold Goals Action Group pretende continuar as revisões e ampliações das Ações Audaciosas, planejando estratégias futuras que incluem meet-ups em Ottawa em novembro, em Delhi em dezembro, em São Paulo em fevereiro e em Maastricht em maio.
A importância dessas iniciativas para a Bioeconomia é salientada pela necessidade incontestável de ações impactantes para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas em tempo e escala suficientes para evitar cenários catastróficos para a humanidade.