A X-Press Feeders, companhia de navegação sediada em Singapura, divulgou novos detalhes sobre seus primeiros navios duais movidos a metanol verde. Com o objetivo de criar “rotas verdes” para a região da Escandinávia-Báltico, no norte da Europa, os primeiros passos já estão planejados para acontecer no início do próximo ano.
A empresa, que detém uma frota de mais de 100 embarcações e ocupa a 14ª posição entre as maiores transportadoras oceânicas do mundo por capacidade em TEU, encomendou 14 navios duais com previsão de entrega a partir do primeiro trimestre do próximo ano até meados de 2026. Os navios, com capacidade de 1.200 TEU, terão 148 metros de comprimento.
Nomeada Eco Maestro, a embarcação que fará a viagem inaugural está programada para zarpar de Xangai, onde está sendo construída, para o Porto de Roterdã através do Canal de Suez no primeiro trimestre do ano que vem. Esta se destaca por ser a primeira embarcação no mundo movida a metanol biológico construída na China.
O metanol biológico, fonte de energia renovável obtida pela decomposição de matéria orgânica, será utilizado na viagem, engrandecendo o status ecológico do navio. Contudo, a X-Press Feeders reconhece os desafios no que diz respeito à disponibilidade e distribuição de metanol nos portos em escala global, estando em diálogos ativos com os portos no percurso para estabelecer a infraestrutura necessária à oferta do metanol.
Francis Goh, Chief Operating Officer da X-Press Feeders, enfatiza a importância da cooperação entre todos os atores da indústria – companhias marítimas, reguladores, operadores portuários, fornecedores de combustível, empresas de logística, transitários e proprietários de cargas beneficiárias – para tornar o transporte sustentável uma realidade tangível.
Após sua estreia nos mares, o Eco Maestro ficará baseado no Porto de Roterdã, operando na rede feeder no Norte da Europa. A partir do segundo trimestre do próximo ano, a embarcação iniciará as rotas verdes conectando Roterdã aos portos da Escandinávia e dos estados bálticos e se tornará o primeiro transportador feeder dedicado do mundo a operar um navio de contêineres movido a metanol verde.
Um contrato já foi assegurado com a fornecedora de combustível holandesa OCI Global para o fornecimento de metanol verde no Porto de Roterdã, a partir de 2024. Goh reconhece os desafios com os combustíveis sustentáveis, como o pequeno suprimento de metanol verde. Não obstante, indica que, como operador feeder atendendo principalmente rotas de curta distância em uma área geográfica limitada, as quantidades de bio-metanol disponíveis são suficientes para que seus navios possam operar serviços “fechados”. Ou seja, cerca de 95% de cada viagem circular podem ser movidos a metanol, com reabastecimento realizado no porto de bunker após cada jornada.
O uso de metanol verde promete reduzir significativamente as emissões de CO2e. O Eco Maestro, quando empregado em serviço de viagem circular, economizaria 268kg de emissões de CO2e para cada TEU transportado em comparação com um navio de capacidade semelhante rodando em combustível marítimo convencional. A iniciativa vai ao encontro dos objetivos da empresa de diminuir em 20% suas emissões de CO2e até 2035, em 50% até 2040 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
“Entendemos que não existe uma única solução para reduzir as emissões de gases de efeito estufa da indústria marítima. Para alcançar nossos objetivos de longo prazo, precisamos começar a tomar medidas hoje, e isso envolve implementar várias iniciativas para diminuir as emissões de gases de efeito estufa”, conclui Goh, sinalizando o firme compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável e inovações na bioeconomia.
Fonte: https://gcaptain.com/x-press-feeders-reveals-first-green-methanol-powered-ship/