O Agro Food Park pioneiros um futuro sustentável e mais verde – TradeArabia

O Agro Food Park na Dinamarca, consolida-se como um ecossistema dinâmico e pioneiro na promoção de um futuro mais sustentável e verdejante no setor agrícola e alimentício. Estabelecido em 9 de setembro de 2009, o parque funciona como um polo vital para a inovação, colaboração e troca de conhecimentos entre start-ups e empresas consolidadas, impulsionando a competitividade internacional enquanto defende a sustentabilidade, os valores culturais e a responsabilidade social.

Com o planeta se encaminhando para uma realidade onde 68% da população viverá nas cidades até 2050, o Agro Food Park posiciona-se estrategicamente para abordar os desafios iminentes, servindo como um hub internacional para inovação e intercâmbio de conhecimento nos setores agrícola, alimentar e tecnológico. A CEO Anne-Marie Hansen destaca a importância do parque: “É o lugar onde se deve estar se você faz parte da indústria agrícola e alimentar. Estamos empenhados em garantir que as empresas dinamarquesas do setor possam competir globalmente, focando em tecnologia, troca de conhecimentos, inovação e sustentabilidade”.

O parque está programado para expandir em fases, conforme um plano mestre que objetiva fortalecer a colaboração entre pesquisadores e negócios, assegurando assim a segurança alimentar de longo prazo em ambientes urbanos densamente povoados. Abraçando estratégias integradas de descarbonização, que incluem soluções de emissão zero para edificações, energia e transporte, o Agro Food Park já demonstrou reduções significativas nas emissões de CO2 e nos gastos operacionais.

A descarbonização representa um tema central na jornada do parque em busca da sustentabilidade, reconhecendo que edifícios, energia e transporte são cruciais para alcançar um futuro carbono-neutro. Com retrofit integrado, as empresas podem reduzir emissões de CO2 em até 60% e desfrutar de uma redução de 25-30% nos gastos operacionais e de capital, além do potencial ganho com geração de energia excedente. Edificações energeticamente eficientes podem ter seu valor de propriedade aumentado entre 10-25%.

Para auxiliar nesta transição para um futuro sustentável, o Agro Food Park enfatiza a importância da colaboração entre diferentes atores, como gerentes de edifícios, gestores de frotas, aquisição de energia e executivos de sustentabilidade. Os governos podem desempenhar um papel fundamental ao atualizar regulamentações, processos de permissão e fornecer incentivos para abordagens integradas.

Um salto significativo para um futuro sustentável é a criação de um novo Departamento de Pesquisa Alimentar na Universidade de Aarhus, que se focará em sustentabilidade, fornecimento de alimentos, redução de desperdício e vantagens para a saúde, reforçando a colaboração com o ambiente dinâmico do Agro Food Park. Além disso, o parque hospedará o Food & Bio Global Summit 2023 em 26 e 27 de setembro, um evento que reunirá líderes da indústria, universidades e partes interessadas relevantes para discutir ecossistemas sustentáveis e formular planos de ação para transformar os sistemas alimentares.

O Agro Food Park já abriga 75 empresas e 1.000 funcionários, atuando como uma rede forte onde as empresas podem se concentrar em seu crescimento enquanto contribuem para um futuro sustentável. A missão é conectar competências através da indústria agrícola e alimentar. Por meio da colaboração, compartilhamento de conhecimento e fomento do senso de comunidade, o parque busca enfrentar os desafios futuros unindo empresas sob o objetivo comum de neutralidade de carbono até 2050, estabelecendo um padrão para práticas de negócios sustentáveis.


Fonte: http://www.tradearabia.com/news/IND_415664.html

Compartilhar