Bioeconomia circular pode transformar sistemas alimentares sustentáveis

Bioeconomia circular surge como uma estratégia promissora para desenvolver práticas alimentares sustentáveis, conforme aponta um artigo recente na ScienceDirect. Este estudo é o primeiro a revisar sistematicamente como a bioeconomia circular contribui para a segurança alimentar, analisando 111 artigos acadêmicos. Os autores destacam mecanismos que aumentam a segurança e a eficiência alimentar, como o uso de filmes biodegradáveis e compostos bio-baseados que prolongam a vida útil dos produtos alimentares.

Outro benefício notável é o incremento da produtividade agrícola através do uso de dejetos agroindustriais para melhorar a saúde do solo, aumentando a rendimento de culturas. Do ponto de vista econômico, práticas de bioeconomia circular otimizam o uso de recursos, maximizando a rentabilidade das empresas do setor alimentício e abrindo novas fontes de receita a partir de resíduos.

Socialmente, as práticas sustentáveis proporcionam bem-estar aos stakeholders e geram novas oportunidades de emprego. No entanto, os autores destacam lacunas significativas de pesquisa sobre as relações intersetoriais e os impactos multilaterais dessas iniciativas, destacando a necessidade de mais investigações sobre os efeitos sociais mais amplos da bioeconomia circular no setor alimentar.

O foco no desenvolvimento sustentável do sistema alimentar não ignora o meio ambiente. A regeneração do capital natural é promovida através de práticas que minimizam a pegada ecológica. Este estudo aponta avanços em embalagens sustentáveis que melhoram a segurança alimentar e reduzem a dependência de materiais plásticos.

Apesar de suas vantagens, integrar princípios de bioeconomia circular enfrenta desafios. As práticas atuais se concentram mais nos processos técnicos e químicos para produzir produtos bio-baseados a partir de resíduos, sem avaliar devidamente como essas abordagens contribuem para um sistema alimentar sustentável integrado.

O artigo recomenda que políticas públicas e regulamentos incentivem o desenvolvimento da bioeconomia circular, considerando o potencial desses sistemas para transformar cadeias de suprimentos alimentares. Mais colaborações entre stakeholders são essenciais para aproveitar ao máximo as práticas de bioeconomia circular no setor.

A integração efetiva da bioeconomia circular no sistema alimentar global ainda está em seu estágio inicial. O estudo fornece insights acionáveis para formuladores de políticas, profissionais e pesquisadores, com foco em regulamentações, decisões estratégicas e futuras pesquisas sobre impactos em nível corporativo.

Fonte: Circular Bioeconomy and Sustainable Food Systems: What Are the Possible Mechanisms?

Compartilhar