A transformação do sistema de mobilidade urbana em Curitiba ganha um novo capítulo com a estruturação de um projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) elétrico, que promete revolucionar o transporte na metrópole paranaense. A parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo do Paraná aposta na substituição do atual corredor de BRT que liga o Terminal Boqueirão à Praça Carlos Gomes, conhecido como Eixo Boqueirão, por uma infraestrutura mais moderna e sustentável.
O ambicioso projeto inclui a expansão do serviço de transporte, vislumbrando uma conexão ao sul com o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e outra expansão ao norte, a ser detalhada após estudos técnicos. O plano estratégico iniciou-se com uma reunião no Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense, demonstrando o envolvimento das autoridades locais e especialistas no assunto.
A concepção do sistema de VLT não só trará avanços significativos para a mobilidade urbana de Curitiba e região metropolitana, mas também marca um esforço de inovação com base na eletrificação do transporte. O novo corredor sobre trilhos será sinônimo de maior confiabilidade, conforto e segurança para o usuário, alinhados com as preocupações ambientais da atualidade. Além disso, ao apostar em estações multimodais e na tração elétrica, este projeto é um propulsor de requalificação urbana e de melhorias nas condições ambientais das áreas atendidas, conforme enfatizado pelo diretor de Planejamento do BNDES.
O governo do Estado do Paraná, junto com instituições como a Secretaria das Cidades (SECID) e a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP), garantirão o acompanhamento do projeto que também recebe o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Pelo lado municipal, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), a Urbanização de Curitiba S.A. (URBS) e a Secretaria de Urbanismo, Transporte e Trânsito de São José dos Pinhais se fazem presentes. A entrega dos estudos para a nova modelagem e concessão é esperada para o início do próximo ano, com consultas e audiências públicas programadas e a publicação do edital de leilão prevista para junho de 2025, seguida do leilão que deverá ocorrer até setembro do mesmo ano.
Este projeto representa uma aposta estratégica no desenvolvimento sustentável, reiterando o compromisso da gestão pública e privada com soluções que aliam inovação, sustentabilidade e eficiência, fatores vitais para uma avançada bioeconomia.