Uma parceria inovadora entre TEXEL Energy e Jord AB tem como objetivo levar a produção de eletricidade verde a novos patamares em regiões onde o fornecimento sustentável de energia é um desafio constante. A colaboração une o conhecimento técnico acumulado pela TEXEL, que recentemente absorveu ativos das companhias Stirling e AZELIO, à habilidade agrícola da Jord AB para cultivar a biomassa de crescimento mais rápido do mundo, o capim C4.
Esse acordo objetiva adaptar a tecnologia de produção de energia da TEXEL para gerar eletricidade a partir dos pellets e briquetes produzidos pela Jord a partir do capim C4, uma iniciativa que já está em andamento em locais como Senegal e República Dominicana. Ao convergir essas capacidades, a meta é uma transformação energética que prometa não apenas avanços técnicos, mas também crescimento econômico sustentável nas áreas de cultivo.
O CEO da TEXEL, Lars Jacobsson, reforçou a estratégia da empresa ao expandir sua parceria com a Jord AB, evidenciando a diversificação no setor de energia sustentável e escalável. Ele ressaltou que a iniciativa, além de ampliar o escopo do negócio central e tecnologia da TEXEL, promete abrir novos mercados ao garantir direitos exclusivos de aprimoramento da aplicação tecnológica da empresa na geração de eletricidade verde.
Com um crescimento significativo no interesse por tecnologias capazes de converter calor e biofuel em eletricidade, a TEXEL se estabelece como um líder global neste campo, antecipando a necessidade do aumento na produção em volume dos motores para acompanhar a demanda crescente. A tecnologia Stirling, em especial, se destaca pela sua versatilidade, sendo um pilar central na transformação energética em curso.
O CEO da Jord, Peder Dagsánth, destacou que o biofuel sustentável de sua empresa pode substituir diferentes tipos de combustíveis fósseis e ser integrado a tecnologias modernas para produção de eletricidade, o que se alinha com a colaboração com a TEXEL. Ambas companhias podem, assim, enfrentar os desafios da produção local de eletricidade em áreas onde é muito difícil criar um fornecimento sustentável de energia.
Esta aliança estratégica representa uma oportunidade única de produzir energia escalável e sustentável por meio de uma biomassa de crescimento acelerado, e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento sustentável nas regiões envolvidas. Uma convergência de tecnologia avançada e empenho ambiental que destaca o horizonte dinâmico da bioeconomia global.