Ministros do meio ambiente da União Europeia (UE) chegaram a um acordo sobre uma nova regulamentação com o objetivo de enfrentar o aumento do resíduo de embalagens gerado no bloco. A regulamentação busca harmonizar o mercado interno para embalagens, promover uma economia circular, e garantir que toda a embalagem seja segura e sustentável. Além disso, exige que as embalagens sejam recicláveis e minimize a presença de substâncias perigosas.
Os ministros concordaram em estabelecer metas vinculativas para embalagens reutilizáveis, restringir determinados tipos de embalagens de uso único e exigir que os operadores econômicos reduzam o volume de embalagens ao mínimo necessário. Esta decisão está alinhada com a hierarquia de resíduos, que prioriza a minimização da geração de resíduos de embalagens.
A vice-presidente do governo da Espanha e ministra para a transição ecológica e o desafio demográfico, Teresa Ribera Rodríguez, apontou que em 2021, cada europeu gerou 190 quilogramas de resíduo de embalagem, um número que se espera aumentar em quase 20% até 2030 se nenhuma ação for tomada. “A abordagem geral de hoje envia uma mensagem forte de que a UE está comprometida em reduzir e prevenir o desperdício de embalagens de todas as fontes. Esta regulamentação é crucial em nosso caminho para uma economia circular e uma Europa clima-neutra“, disse ela.
Na semana passada, a Smurfit Kappa e a associação de defesa da impressão e do papel Two Sides expressaram seu apoio à Regulamentação de Embalagens e Resíduos de Embalagens da UE (PPWR). Jonathan Tame, diretor administrativo da Two Sides, observou que a maioria das caixas de papelão usadas na cadeia de fornecimento do varejo não entram no fluxo de resíduos, pois são coletadas de supermercados e retornadas às fábricas de papel dentro de duas semanas antes de serem remanufaturadas em novas embalagens.
Saverio Mayer, CEO da Smurfit Kappa Europa, afirmou: “A indústria do papelão é pioneira na entrega da transição verde da Europa com um produto que é 100% reciclável, renovável e biodegradável.”
Fonte: https://worldbiomarketinsights.com/eu-ministers-agree-on-packaging-and-packaging-waste-regulation/