Sedeme promove rodada de negócios da bioeconomia paraense cooperativista

O desenvolvimento sustentável da região Amazônica, e mais especificamente do Estado do Pará, ganhou um novo capítulo com a realização da “Rodada de Negócios da Bioeconomia Paraense Cooperativista”, realizada na última quinta-feira (23). A iniciativa partiu do Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em consórcio com entidades como a Associação Paraense de Supermercados (Aspas) e a Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará – Sistema OCB/PA.

O evento teve como objetivo reunir empreendimentos da agricultura familiar e outros serviços ligados à bioeconomia paraense, visando promover o encontro entre cooperativas e potenciais parceiros de negócios. Carlos Ledo, secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia em exercício, ressaltou a relevância do evento para a verticalização das cadeias produtivas e o estímulo ao desenvolvimento econômico sustentável, bem como para a geração de renda e emprego na região.

A dinâmica das apresentações permitiu que cada cooperado apresentasse, em até três minutos, suas mercadorias, dando ênfase em aspectos como o cultivo sustentável e a capacidade de produção. Os líderes do setor supermercadista, incluindo Jorge Portugal, presidente da Aspas, e diversos executivos, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o portfólio e as capacidades dos cooperados.

O presidente da OCB/PA, Ernandes Raiol, destacou que o foco do evento é a geração de negócios e a valorização do potencial que as cooperativas representam para o crescimento econômico do Pará. Já Ticianny Santos, titular da Diretoria de Cooperativismo (DCoop) da Sedeme, reforçou a importância do cooperativismo para a promoção de políticas públicas que contribuam com a empregabilidade e um comércio justo e consciente.

Participaram da rodada de negócios dez cooperativas de diferentes municípios paraenses, abrangendo setores como apicultura, fruticultura, olericultura e derivados da mandioca. A diretora financeira da Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (Casp), Cintia Roberta, expressou sua aprovação pela iniciativa, destacando a oportunidade criada para que cooperativas como a Casp, que já atuam no mercado institucional há mais de 14 anos, possam expandir para o mercado privado.

Enfatizando a extensão do impacto social do evento, a Sedeme mencionou que, com a base de 196 cooperativas afiliadas ao Sistema OCB/PA e um número expressivo de cooperados, mais de 5 mil pessoas podem ter sido impactadas, considerando a média de pessoas por família no estado. Ao fim do evento, houve a entrega de uma carta de agradecimento aos parceiros e representantes das cooperativas participantes, oficializando o compromisso da Sedeme com o impulsionamento da bioeconomia cooperativista do Pará.

Essas ações refletem a postura proativa do governo estadual em favorecer a criação de um cenário econômico mais resiliente e eco-friendly, alinhado aos preceitos de sustentabilidade e responsabilidade social que pautam a bioeconomia moderna.


Fonte: https://agenciapara.com.br/noticia/49387/sedeme-promove-rodada-de-negocios-da-bioeconomia-paraense-cooperativista

Compartilhar