Inauguração inédita de planta de combustível de aviação a partir de etanol em Georgia marca nova era para a bioeconomia

A indústria de aviação está assistindo a um marco histórico com a inauguração da primeira planta do mundo dedicada à produção de combustível para jatos derivado de etanol. A LanzaJet Inc. lidera essa inovação em Georgia, onde implantou a instalação de $200 milhões. Este empreendimento contou com fundos do governo dos Estados Unidos e com investidores significativos como a Suncor Energy Inc. e a IAG SA, empresa mãe da British Airways.

O anúncio de que a fábrica produzirá anualmente 10 milhões de galões de combustível de aviação sustentável (SAF) e diesel renovável reforça a mensagem de urgência para a decarbonização do setor aéreo. Jimmy Samartzis, CEO da LanzaJet, ressalta que a instalação não somente usará matérias-primas tradicionais como o milho cultivado nos EUA, mas também se beneficiará de tecnologias avançadas.

Com a meta estabelecida pelo governo norte-americano de alcançar uma produção de pelo menos 3 bilhões de galões de SAF até 2030, como parte do apelo presidencial de Joe Biden, a planta de LanzaJet em Georgia é vista como um grande impulso nesse sentido. O CEO da IAG, Luis Gallego, expressou que o apoio governamental e o investimento em tecnologias verdes são chave para um setor de aviação mais sustentável.

Entretanto, grupos de Iowa indicaram que os produtores de etanol e os agricultores do principal estado produtor de milho dos EUA podem estar em desvantagem para se beneficiar do mercado em crescimento do SAF. Eles argumentam que, no momento, nenhuma planta de etanol de Iowa possui uma pontuação de intensidade de carbono adequada para a produção de SAF. Em contraste, o Brasil, que produz etanol majoritariamente de cana-de-açúcar, detém uma produção que supera 7 bilhões de galões e é esperado que seu etanol atenda aos requisitos para a produção de SAF.

Do outro lado do Atlântico, o governo do Reino Unido busca ter cinco instalações de produção de SAF em construção até 2025, vislumbrando uma integração ainda maior da sustentabilidade na indústria de aviação global.


Fonte: https://worldbiomarketinsights.com/worlds-first-ethanol-to-jet-fuel-plant-takes-flight-in-georgia/

Compartilhar