Danone investe em sustentabilidade com conversão de fábrica para produção de leite de aveia

A corporação multinacional francesa Danone concluiu uma transformação estratégica em uma de suas fábricas, demonstrando um investimento significativo na bioeconomia ao converter uma unidade que antes produzia iogurte tradicional para produzir leite de aveia. Esta mudança está alinhada com a crescente demanda francesa por produtos à base de plantas e se alinha a um foco renovado em práticas sustentáveis.

A planta em Villecomtal-sur-Arros, previamente dedicada à produção de iogurte à base de leite de vaca, agora dedicará suas operações à marca Alpro, parte do portfólio Danone desde 2017. Este movimento estratégico requer que uma impressionante quantidade diária, inicialmente estimada em 100.000 litros, de leite de aveia seja produzida, vislumbrando um aumento potencial para até 300.000 litros. Destaca-se também que cerca de 90% desta produção será destinada à exportação, dirigida principalmente ao mercado europeu.

Um valor de €43 milhões foi investido na reconversão, a qual levou dois anos para ser completada, mas resultou na manutenção dos empregos na instalação. A Danone sinaliza uma clara abordagem de sustentabilidade e transição climática, investindo significativamente em ingredientes à base de plantas e explorando novos produtos plant-based, como cremes e iogurtes sob suas marcas Silk e So Delicious em outros mercados como o dos EUA.

Além da produção, existe uma visão de futuro onde há a possibilidade de utilizar aveia cultivada localmente, substituindo a atual importação de países como Espanha e Alemanha, expandindo o impacto positivo dessa iniciativa. A Danone não só evidencia o valor econômico por meio dessa mudança, mas também ecoa as suas responsabilidades para com a bioeconomia, tendo em mente tanto a redução dos impactos ambientais quanto a promoção da dieta diversificada e a conscientização da população francesa sobre as opções sustentáveis de alimentação, conforme enfatizado pelo gerente da marca Alpro na França, Benjamin Chevallier.


Fonte: https://vegconomist.com/manufacturing-technology/danone-conversion-dairy-yogurt-plant-oat-milk-production/

Compartilhar