Turismo baseado na bioeconomia: Um novo conceito para apoiar a bioeconomia

O turismo tem experimentado um desenvolvimento dinâmico nas últimas décadas, tornando-se uma das indústrias de crescimento mais rápido. No entanto, a pandemia de COVID-19 causou mudanças e declínios sem precedentes nas receitas e tendências do turismo. Com o forte apoio da bioeconomia, esse período traz uma grande oportunidade para transformar todo o setor de turismo em um modelo que responda a esse conceito.

Um estudo liderado por pesquisadores da Faculdade de Ciências Florestais e da Madeira da Universidade Tcheca de Ciências da Vida em Praga analisou se e sob quais condições o turismo faz parte do conceito de bioeconomia em 12 países selecionados da União Europeia e na UE como um todo. Desses 13 países, sete têm sua própria estratégia de bioeconomia e seis não têm.

Embora os países analisados mencionem o turismo em suas estratégias de bioeconomia com ênfases e abordagens variadas, a inclusão do turismo nesse conceito é evidente. Os pesquisadores propuseram o “turismo baseado na bioeconomia” como um novo conceito que considera a abordagem da bioeconomia, focando principalmente em um nível sustentável de turismo na conexão dos pilares econômico e ambiental.

Nesse novo conceito, a ênfase principal é colocada no uso eficaz dos recursos naturais e no esforço máximo para não desperdiçá-los, além de apoiar o crescimento econômico. O turismo baseado na bioeconomia se concentra em atividades realizadas em áreas rurais, respeitando a proteção da natureza e apoiando o desenvolvimento rural de áreas locais.

Os países que colocam uma ênfase significativa no turismo em suas estratégias de bioeconomia são Finlândia, Itália, Eslovênia e Eslováquia. Já Lituânia, Letônia, Romênia e República Tcheca consideram o turismo parte da bioeconomia, mas não o priorizam. Dinamarca, Espanha, Alemanha e França apenas mencionam marginalmente o turismo no conceito de bioeconomia.

Os autores concluem que o turismo pode fazer parte da estratégia de bioeconomia dos países, especialmente aqueles com maior participação do turismo no PIB, que devem perceber o potencial de desenvolvimento na conexão entre bioeconomia e turismo. As estratégias atuais de viagens e turismo dentro do conceito de bioeconomia devem ser criadas sob pilares sustentáveis para garantir um desenvolvimento que assegure o máximo de benefícios para a geração atual, preservando esses benefícios também para as gerações futuras.

O artigo pode ajudar a estabelecer uma abordagem coordenada, facilitando o desenvolvimento sustentável em todo o sistema de atores da indústria do turismo. Se a estratégia de turismo estiver alinhada com o conceito dos pilares econômico e ambiental do turismo sustentável, pode-se deduzir que ela também está alinhada com o conceito de bioeconomia.

Fonte: R. Rinn, M. Kalábová and V. Jarský, “Bioeconomy-based tourism: A new concept responding to the support of bioeconomy”, Frontiers in Environmental Science, vol. 11, 2023. [Online]. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fenvs.2023.1122440/full.

Compartilhar