A startup da Califórnia, Sway, apresentou uma tecnologia revolucionária que permite a substituição do plástico flexível por algas marinhas em larga escala. A inovação subjacente a este avanço é o Thermoplastic Seaweed resin (TPSea™), um ingrediente 100% biobaseado, compostável em casa e livre de microplásticos, derivado de uma cultura oceânica regenerativa. Tal avanço não só promete revigorar ecossistemas, como também apoiar comunidades costeiras.
O processo desenvolvido pela Sway está desenhado para ser integrado com fluidez aos sistemas de manufatura de plástico em grande escala, abrindo portas para um crescimento significativo e impacto relevante. No setor de embalagens, que gera a maior quantidade de resíduos plásticos de uso único mundialmente, a Sway pretende implantar sua carteira de produtos fabricados com TPSea™, abarcando aplicações como sacos poli, sacolas de varejo e embalagens de alimentos para marcas de consumo, que representam cerca de 30% de toda a embalagem plástica de uso único.
Este lançamento coincide com uma bem-sucedida rodada de financiamento inicial de 5 milhões de dólares, liderada por Third Nature Investments e com a participação de entidades como The Helm, Alante Capital, BAM Ventures, Superorganism, entre outros investidores alinhados com o setor. Esse capital será destinado à expansão da carteira de produtos da Sway e à promoção de sua adoção por marcas de moda, alimentos e bens de consumo doméstico, incluindo nomes como J.Crew, Burton e marcas associadas ao TOM FORD Plastic Innovation Prize.
“Oceanos limpos, biodiversidade abundante e economias costeiras prósperas estão entrelaçados com o sucesso da Sway, à medida que aceleramos a produção em 2024”, afirma Julia Marsh, CEO e cofundadora da Sway. “Acreditamos que os materiais do cotidiano devem contribuir para a reposição dos recursos do planeta, do mar ao solo. O lançamento dos nossos materiais à base de algas marinhas termoplásticas, juntamente com um fluxo de novo capital destinado à ampliação da produção, sinaliza um progresso tangível em direção a um futuro mais circular.”
Os materiais à base de algas da Sway oferecem o desempenho técnico que as marcas procuram, ao mesmo tempo que proporcionam benefícios ecológicos e sociais, abrindo caminho para a redução da poluição por plásticos e um acesso mais amplo a materiais biodegradáveis. Agora, a resina TPSea™, rolos de filme e embalagens finalizadas estão disponíveis para fabricantes de embalagens e marcas de consumo adotarem.
“Nossa extensa rede de marcas conscientes ambientalmente está sempre em busca de alternativas restaurativas para os materiais de embalagem convencionais. Vemos essa demanda em todas as indústrias, de alimentos a moda e cosméticos”, diz Saloni Doshi, CEO da EcoEnclose. “Com mudanças tangíveis nos valores dos clientes, compromissos de sustentabilidade das marcas e legislação de embalagens, é evidente que líderes de inovação como a Sway têm um mercado atento pronto para adotar seus materiais biobaseados produzidos de maneira consciente.”
Fonte: https://worldbiomarketinsights.com/sway-debuts-scalable-seaweed-based-plastic-packaging-alternative/