ReSeed e FoodChain ID anunciam parceria inovadora que promove transparência para práticas sustentáveis na cadeia global de fornecimento agroalimentar.

ReSeed e FoodChain ID anunciaram uma parceria inovadora no dia 27 de novembro de 2023, com o objetivo de impulsionar a transparência e as práticas sustentáveis na cadeia de suprimentos agroalimentar global. Esta colaboração estratégica pretende criar incentivos e aferir o progresso na sequestro de carbono através da agricultura regenerativa, em conformidade com um novo padrão de verificação de créditos de carbono. A parceria funde a expertise único de ambas as empresas para fomentar um planeta mais saudável.

Considerando que a indústria de alimentos e agricultura contribui com mais de um terço das emissões globais de gases de efeito estufa, segundo as Nações Unidas, e que menos de 1% dos créditos de carbono no mercado provêm da agricultura, esse movimento ocorre em momento crítico. A crescente conscientização dos consumidores sobre o papel da indústria no aquecimento global levou as empresas alimentícias a responderem com produtos mais sustentáveis e afirmações de produto relacionadas. As reivindicações de contribuição de emissão de carbono em embalagens, por exemplo, cresceram a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 33% entre julho de 2018 e junho de 2023.

A parceria visa não apenas aumentar a transparência das medições mas também fortalecer a contabilidade para o progresso da sustentabilidade e para compensações de créditos de carbono na cadeia de suprimentos agroalimentar. Além disso, incentiva os agricultores a investirem em práticas de agricultura regenerativa, enquadrando-se nos requisitos regulamentares livres de desmatamento da União Europeia (EUDR).

ReSeed introduz uma plataforma de transparência digital liderada por IA para coletar e processar dados para protocolos de medição de créditos de carbono, permitindo a monetização e incentivo aos agricultores que adotam práticas sustentáveis em campo. Com décadas de experiência em certificações globais de sustentabilidade, a FoodChain ID atuará como a única verificadora dos créditos de carbono sob a acreditação ISO 14065, realizando auditorias anuais das práticas agrícolas em conformidade com os padrões internacionais de sustentabilidade.

Os primeiros programas conjuntos já foram lançados com quase mil agricultores no Brasil, implementando práticas regenerativas e livres de desmatamento. A FoodChain ID elogia a parceria com a ReSeed, destacando seu compromisso com a contribuição para um planeta sustentável e saudável, apoiando o sustento dos agricultores e uma cadeia agroalimentar transparente. Por outro lado, a ReSeed ressalta a importância de incentivar e apoiar os agricultores a gerenciar o carbono por meio de práticas agrícolas regenerativas, essenciais para a saúde do planeta.

A FoodChain ID atende mais de 30.000 empresas em todo o mundo, fornecendo soluções habilitadas para a tecnologia que mantêm a cadeia de suprimentos de alimentos segura, compatível e transparente. A ReSeed se apresenta como a primeira empresa a combinar métricas de impacto ambiental e social com créditos de carbono rastreáveis das fazendas, trazendo ao mercado um conjunto de dados que aumenta a responsabilidade e promove cadeias de suprimentos limpas.


Fonte: https://www.prnewswire.com/news-releases/reseed-and-foodchain-id-announce-ground-breaking-partnership-that-promotes-transparency-for-sustainable-practices-in-the-global-agri-food-supply-chain-301997927.html

Compartilhar