O aquecimento global está acelerando?

O aquecimento global é um tema que gera muitas discussões e controvérsias na comunidade científica. Uma dessas contendas atuais é se este fenômeno natural potencializado pela ação humana está passando por um processo de aceleração, conforme levantado em uma reflexão do portal de jornalismo ambiental ((o))eco.

As discussões giram em torno de duas vertentes principais: a dos “aceleracionistas“, que afirmam que estamos presenciando uma aceleração no processo de aquecimento global, e a dos “tradicionalistas“, os quais argumentam que não existem suficientes evidências que comprovem esta aceleração.

Na linha de frente do debate entre aceleracionistas está o cientista norte-americano James Hansen, um dos maiores nomes do campo da ciência climática contemporânea. Segundo a perspectiva por ele defendida, houve uma aceleração do aquecimento desde 2010. Esta aceleração estaria ligada ao decréscimo da emissão de aerossóis, partículas que têm a função de refletir a luz solar e, consequentemente, contribuir para a diminuição do aquecimento.

De acordo com essa visão dos aceleracionistas, a recente redução na quantidade de aerossóis na atmosfera tornou mais perceptível o real impacto do aquecimento global antropogênico.

Em contraposição, os tradicionalistas, tendo entre seus principais porta-vozes Michael Mann, da Universidade Pensilvânia, argumentam que não há evidências que sustentem essa teoria de aceleração. Para esse grupo, a variabilidade natural do fenômeno El Niño-Oscilação Sul explica as oscilações recentes.

No entanto, os dois grupos têm pontos comuns. Ambos concordam que 2023 será um ano de temperaturas extremamente altas, possivelmente fazendo com que seja o ano mais quente de todos os tempos registrados até agora. Eles também concordam quanto à necessidade urgente de ações para mitigar as mudanças climáticas.

Ainda que haja discordâncias entre os grupos, essa complexa discussão só ressalta o quão importante é pensar no futuro do planeta e em soluções de mitigação para o aumento das emissões de gases de efeito estufa. Afinal, como bem lembrado por ambos os grupos de pesquisadores, cada décimo de grau evitado no aquecimento global é uma conquista importante para minimizar os impactos deste fenômeno e assegurar um futuro mais sustentável para todos nós.


Fonte: https://oeco.org.br/analises/o-aquecimento-global-esta-acelerando/

Compartilhar