Em um cenário global onde a transição para práticas sustentáveis se torna cada vez mais urgente, um país do Sudeste Asiático desponta com uma estratégia ambiciosa e multifacetada: a Indonésia. Este arquipélago rico em recursos naturais, como o níquel, essencial na fabricação de baterias para veículos elétricos (EVs), traça um caminho ousado e exemplar na busca pela segurança energética e um futuro verde.
A Indonésia estabeleceu uma meta audaciosa de produzir 600,000 EVs até 2030, partindo da atual capacidade de produzir baterias para apenas 30,000 veículos. Essa iniciativa não só poderia catapultar o país ao status de líder global nesse setor, como também traz à tona discussões sobre a necessidade de uma transição justa que contemple a geração de empregos e a equidade social.
A construção de Nusantara, a nova capital planejada para ser uma cidade florestal inteligente e sustentável, representa a vigorosa aposta do país na urbanização verde. Este projeto é um reflexo da visão contemporânea de planejamento urbano e uma aproximação prática do conceito de ‘transição justa’, que vai além das narrativas e abraça um imperativo socioeconômico real.
Para tornar esses sonhos realidade, a Indonésia conta com o suporte internacional, emblematicamente representado pela Parceria para a Transição Justa de Energia (JETP), descortinando um compromisso para mobilizar $20 bilhões em financiamento público e privado. Atrasos na liberação desses recursos fundamentais para o afastamento do carvão no país foram alvo de recentes preocupações expressas pelo presidente Joko Widodo, que ressalta o papel crítico desta ajuda financeira para concretizar a transição energética verde.
O apelo de Widodo para que o Ocidente cumpra com o compromisso JETP reflete um momento de intensa atividade geopolítica e destaca a importância da cooperação internacional. A Europa surge como um agente fundamental nesse processo, reafirmando o lema de que a mudança climática não reconhece fronteiras e demanda esforços conjuntos para uma transição global verdadeiramente sustentável e justa.