Ciência como alicerce do avanço agropecuário brasileiro é enfatizada pelo Ministro da Agricultura

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou a força da ciência como motor propulsor na transformação e sucesso do setor agrícola brasileiro. Em evento de lançamento de tecnologias promovido pela Embrapa, que ocorreu na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, durante o Show Rural Coopavel em Cascavel – PR, o ministro celebrou o Brasil como um líder global no ramo agropecuário. Ele atribui a dominância do país no mercado ao árduo trabalho, dedicação, investimentos robustos e parcerias estratégicas que solidificam a posição do país.

O crescimento expressivo da produção e produtividade agropecuária brasileira foi destacado, explicitando um aumento de 500% ao longo de cinquenta anos. Segundo o ministro, esse triunfo significativo não seria possível sem o apoio da ciência e das inovações geradas pela Embrapa, demonstrando o indissociável elo entre desenvolvimento, tecnologia e o crescimento econômico do país. A ocasião também foi marcada pelo reconhecimento da importância do comprometimento governamental e parlamentar no suporte financeiro à ciência.

Paralelamente, Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, enfatizou a relevância do Show Rural como um palco para a transferência de tecnologia ao campo e para o estímulo de práticas sustentáveis na agricultura. Ela ilustrou o impacto positivo das inovações da Embrapa com um relato de um produtor que obteve ganhos competitivos significativos utilizando as novas variedades lançadas pela empresa.

Um marco substancial citado foi o aporte de aproximadamente R$ 1 bilhão obtido através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), destinado à revitalização da infraestrutura da Embrapa. Massruhá também frisou a necessidade de investimento no capital humano, visando a continuidade da excelência na produção científica.

Além disso, foi abordada a assinatura de uma carta de parceria entre a Embrapa e a Coopavel para impulsionar a inovação na agricultura de base biológica e promover capacitação e treinamento para técnicos e produtores rurais. Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, rememorou a contribuição histórica da Embrapa no desenvolvimento de tecnologias desde a década de 1970, evidenciando as ações da empresa como cruciais no engrandecimento do Centro-Oeste brasileiro.

Na cerimônia, novos produtos foram simbolicamente entregues, incluindo duas variedades de soja, uma de feijão e um bioproduto. As sojas BRS 1064IPRO e BRS 1056IPRO são elogiadas pela alta produtividade e resistência a doenças, enquanto o feijão BRS FS 313 promete potencial produtivo e adaptação à colheita mecânica. O bioinsumo Combio se destaca por promover o crescimento e contribuir para a fixação de nitrogênio nas plantas.

Esses avanços refletem diretamente na engenharia da bioeconomia, fortalecendo o desenvolvimento sustentável e impulsionando positivamente tanto a renda como o emprego no setor. Testemunhamos, na prática, a translação da pesquisa para resultados tangíveis no campo, corroborando a posição de liderança e soberania alimentar do Brasil no cenário mundial.


Fonte: https://acessepolitica.com.br/ministro-da-agricultura-destaca-relevancia-da-ciencia-na-transformacao-do-agro-brasileiro/

Compartilhar